R. Augusto Corrêa, 1 - Guamá, Belém - PA, 66075-110
(91)3201-7355
feparq.reparq@gmail.com

Submissão de Trabalhos

O Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia e a Universidade Federal do Pará têm a honra de anunciar a VI Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, a ocorrer em Belém entre os dias 4 e 6 de setembro de 2019.

Tema do Reparq: 

A pesquisa e o ensino em arquivologia: perspectivas na era digital

Público-alvo:

Pesquisadores, doutores e doutorandos, mestres e mestrandos (acompanhados por um doutor) interessados em comunicar oralmente os resultados de suas pesquisas na área de Arquivologia.

Contextualização

Nas primeiras décadas do século vinte e um, a Arquivologia consolidou uma realidade focada em novos paradigmas informacionais e tecnológicos evidenciados em conceitos como “arquivística pós-custodial” e “Arquivística pós-moderna”, expandindo as visões gerenciais e históricas vigentes no campo desde a segunda metade do século vinte. Seja no âmbito teórico, profissional, mas, principalmente, no ensino e pesquisa, a Arquivologia busca novas metodologias, interpretações e abordagens que permitam sua constante renovação e adaptação a esse cenário complexo que, de forma incessante, desafia a área.

Objetivos

– Verificar o estado da arte das pesquisas em Arquivologia do Brasil no século XXI.

– Análise sobre as atuais práticas de ensino e pesquisa em arquivística para com a sociedade brasileira.

– identificação das principais tendências norteadoras da Gestão de documentos e Informação em uma sociedade globalizada e tecnológica.

– Análise das novas estratégias de preservação na Arquivologia, há anos incorporadas também em suportes eletrônicos e digitais.

– Verificar como os usuários em arquivos estão inseridos em estudos da área.

– Promoção de estudos sobre aspectos de memória e patrimônio nos arquivos e documentos em uma realidade ligada a “sociedade da informação”.

– Aprofundar as discussões relativas à construção epistemológica e ao diálogo interdisciplinar da Arquivologia ocorrida nos últimos anos.

Eixos temáticos

Eixo 1-  A pesquisa na Arquivologia no século vinte e um

Eixo 2 – Tendências da preservação eletrônica e digital

Eixo 3 – Gestão  de documentos arquivísticos analógicos e digitais  no âmbito público e privado

Eixo 4 – Memória, Patrimônio e Usuários na Arquivologia contemporânea

Eixo 5 –   Questões contemporâneas de ensino na arquivologia brasileira

SUBMISSÕES DE TRABALHOS (CALL FOR PAPERS)

A VI REPARQ

You are able to write for me. It’s easy and so simple. Write that you care about. Use your creativity to write write my paper about anything in any way. Why don’t you go ahead and try it.

receberá propostas em formato de trabalhos completos que serão avaliados pelo processo Double Blind Review. Uma vez aprovado, o trabalho irá compor a agenda de apresentações orais do Congresso, bem como será publicado como capítulo de livro dos anais do evento, publicado pela editora da Universidade Federal do Pará.  O template encontra-se aqui: O  Template-Belem-2019  As submissões deverão ser feitas exclusivamente pelo OCS (Open Conference System):

 

 

DATAS IMPORTANTES

20 de junho de 2019: Submissão dos trabalhos completos

05 de julho de 2019:Submissão dos trabalhos completos

15 de julho de 2019: Divulgação dos resultados pela Comissão Científica

25 de julho de 2019: Envio da versão final corrigida dos trabalhos via OJS (Open Journal System)

INSCRIÇÃO

250,00 reais – entre abril e agosto

300,00 reais – a partir de agosto

Pagamento via FADESP (maiores informações em breve)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Presidente do Congresso: Thiago Henrique Bragato Barros (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia) bragato.barros@ufrgs.br

Vice-presidente: Gilberto Gomes Cândido (Universidade Federal do Pará/ Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia) –  ggcandido@ufpa.br

Presidente da Comissão Científica: Roberto Lopes dos Santos Junior (Universidade Federal do Pará) robertolopes@ufpa.br